Como diagnosticar a Endometriose Intestinal?



O diagnóstico de endometriose é primeiramente realizado por um ginecologista, quando há acometimento de outras regiões, como o intestino, é importante que haja uma avaliação clínica detalhada realizada por um cirurgião do aparelho digestivo e/ou coloproctologista.


Os sintomas apresentados que levam a suspeita da endometriose intestinal são: Os sintomas durante o período menstrual são: dismenorreia progressiva(cólicas),dispareunia (dor durante ou após relação sexual), dificuldade de evacuação (com dor que espalha para região do períneo), sangramento nas fezes e se a lesão do intestino se estender lateralmente pode gerar sintomas urinários


Os exames solicitados são:


- Ressonância Magnética da Pelve:

É um exame de imagem que permite visualizar diferentes planos das diversas regiões da pelve. Normalmente realizado em laboratórios e hospitais. É indolor e feito sem sedação, apenas recomenda-se jejum antes do exame.


- Videolaparoscopia diagnóstica:

É um procedimento cirúrgico simples e minimamente invasivo e atualmente usado não somente para diagnóstico, mas também como tratamento. É necessário um médico especialista na especialidade cirúrgica e devidamente habilitado em cirurgia minimamente invasiva. Deve ser realizado em hospital, pois requer anestesia. É utilizada uma microcâmera para monitorar e avaliar as estruturas internas, por isso realiza-se pequeno corte na região próxima ao umbigo e no abdome.

Como orientação, há o preparo para esvaziamento do intestino e avaliação prévia de risco cirúrgico.


- Ultrassonografia Transvaginal com preparo intestinal:

É um exame de imagem, que permite identificar o local e a extensão da endometriose. Esse exame permite avaliar o aparelho reprodutor feminino e as porções finais do intestino grosso e reto. Através de um aparelho chamado transdutor colocado por via vaginal, O exame é realizado após preparo do intestino (limpeza); a mulher toma um laxante um dia antes para esvaziar o intestino. Pode ser realizado em hospital, laboratórios ou consultórios, não requer sedação e sempre deve ser realizado com médico especializado.


- Colonoscopia:

É um exame indicado para ter mais informações sobre o interior do intestino. Realizado em laboratório ou hospital, com sedação. O aparelho utilizado é o colonoscópio, um instrumento de fibra óptica com um câmera na extremidade. O exame é realizado pelo ânus e é possível ver as lesões que acometem o cólon e o reto. Também tem com preparo o esvaziamento do intestino através da ingestão de laxante, sendo que cada serviço de saúde tem um protocolo de limpeza intestinal.

IMPORTANTE: A análise conjunta de todos os exames e dados clínicos que define o diagnóstico da ENDOMETRIOSE INTESTINAL e direciona o tratamento.

Leia sobre o Tratamento Cirúrgico no e-book de endometriose intestinal. www.drdemetriusgermini.com/endometriose-intestinal


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ATENDIMENTO PARTICULAR:

ou agende por

Telefone:

011 3230 0883

Unidade Itaim

Rua Joaquim Floriano, 413 - 9º andar
Itaim Bibi - São Paulo/SP

Unidade Angélica

Av. Angélica, 2491 - 9º andar
Consolação - São Paulo /SP

ATENDIMENTO POR CONVÊNIO:

Agende sua consulta por convênio pelo telefone

011 3003 3230

Entre em contato e saiba quais convênios estão disponíveis para atendimento.

Centro Médico Hospital São Luiz
Unidade Jabaquara

Rua das Perobas, 344, Jabaquara
São Paulo/SP

Centro Médico Hospital São Luiz
Unidade Itaim

Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 46, 13º andar
Vila Nova Conceição, São Paulo/SP