Conheça mais sobre os sintomas da Endometriose intestinal

A Endometriose Intestinal, é uma endometriose profunda, onde o endométrio infiltra o intestino e está associada com um maior grau de dor e comprometimento da qualidade de vida da mulher.

A Escuta Apreciativa do médico é fundamental, visto que os sintomas muitas vezes são considerados comuns no período menstrual. No entanto, sentir dor não deve ser considerado algo normal.

Respeitar o corpo e reconhecer os sinais é o primeiro passo para procurar ajuda especializada.

Veja os sintomas :

- Dor abdominal – dor tipo cólicas, tem aumento gradual de intensidade até um pico e depois diminui lentamente, com prejuízo importante nas atividades de vida diária da mulher

- Dor pélvica- é uma dor na parte inferior do abdome abaixo do umbigo, é um sintoma com causas multifatoriais, requer diagnóstico diferencial. É comum nos casos de endometriose, por isso estar atenta se essa dor é frequente e piora com o tempo durante os ciclos menstruais

- Dispareunia- é a dor durante ou após a relação sexual

- Dificuldade de evacuar com dor que espalha para região do períneo

- Diarréia ou Obstipação que é a dificuldade na eliminação de fezes, e também pode apresentar sensação de evacuação incompleta

- Dor epigástrica, a popularmente conhecida como “dor na boca do estômago” que é a dor que surge na parte superior do abdômen, local onde fica o estômago.

Os sintomas urinários, como urinar com maior frequência, podem surgir se a lesão do intestino se estender lateralmente

Outro ponto de atenção é a Infertilidade, que pode ter a Endometriose como causa. O tecido endometrial pode concentrar em diversas regiões do aparelho reprodutivo, com isso causa mudanças anatômicas e fisiológicas desses órgãos de acordo com aumento do processo inflamatório. Quando acomete o intestino é indicativo de que a doença está avançada. Fatores como idade da mulher, a falha no tratamento terapêutico hormonal, intolerância a certas medicações, obstrução intestinal importante, são considerados na escolha do tratamento.

O tratamento da Endometriose Intestinal é cirúrgico e sempre é considerado o risco e beneficio para a mulher, em decisão conjunta com a paciente e as especialidades médicas envolvidas no caso.

Agende uma consulta com médico especializado em Endometriose Intestinal e tire todas as suas dúvidas.

Para mais informações baixe o e-book de Endometriose Intestinal através do site www.drdemetriusgermini.com/endometriose-intestinal .