Endometriose e Infertilidade

Endometriose é uma doença prevalente em mulheres em idade reprodutiva, caracterizada pela presença do endométrio fora cavidade uterina e também na região de intestino, chamada de Endometriose Intestinal.

As causas não estão bem estabelecidas, e seu diagnóstico pode ser demorado, levando a mulher a uma jornada difícil e dolorosa, muitas vezes já com complicações da doença como a Infertilidade.

No entanto, não é correto afirmar que a endometriose causa a infertilidade, sem uma vasta investigação clínica. E, sim, entender que o processo inflamatório da endometriose traz mudanças anatômicas do aparelho reprodutivo feminino e o local da instalação da doença é que tem relação com a infertilidade.

A sintomatologia traz prejuízos emocionais, decorrente da dificuldade encontrada para realizar o diagnóstico e o tratamento adequado. Os sintomas comuns são:

• Dor pélvica

• Dismenorreia progressiva (dor abdominal relacionada ao período menstrual)

• Dispareunia (dor durante ou após relação sexual)

• Dificuldade de evacuação com dor que espalha para região do períneo

• Diarreia ou Obstipação

• Sangramento nas fezes

• Se a lesão do intestino se estender lateralmente pode gerar sintomas urinários, como urinar com maior frequência

• Dor epigástrica

• Dificuldade para engravidar

Já existe opção de tratamento especializado para minimizar o sofrimento da mulher e tornar o sonho de ser mãe possível em mulheres com Endometriose. O ponto de alerta é :

- na presença desses sintomas procurar avaliação especializada, incluindo coloproctologista nos casos da endometriose intestinal, que indica que a doença já está avançada.