
Endometriose é uma doença prevalente em mulheres em idade reprodutiva, caracterizada pela presença do endométrio fora cavidade uterina e também na região de intestino, chamada de Endometriose Intestinal.
As causas não estão bem estabelecidas, e seu diagnóstico pode ser demorado, levando a mulher a uma jornada difícil e dolorosa, muitas vezes já com complicações da doença como a Infertilidade.
No entanto, não é correto afirmar que a endometriose causa a infertilidade, sem uma vasta investigação clínica. E, sim, entender que o processo inflamatório da endometriose traz mudanças anatômicas do aparelho reprodutivo feminino e o local da instalação da doença é que tem relação com a infertilidade.
A sintomatologia traz prejuízos emocionais, decorrente da dificuldade encontrada para realizar o diagnóstico e o tratamento adequado. Os sintomas comuns são:
Dor pélvica
Dismenorreia progressiva (dor abdominal relacionada ao período menstrual)
Dispareunia (dor durante ou após relação sexual)
Dificuldade de evacuação com dor que espalha para região do períneo
Diarreia ou Obstipação
Sangramento nas fezes
Se a lesão do intestino se estender lateralmente pode gerar sintomas urinários, como urinar com maior frequência
Dor epigástrica
Dificuldade para engravidar
Já existe opção de tratamento especializado para minimizar o sofrimento da mulher e tornar o sonho de ser mãe possível em mulheres com Endometriose. O ponto de alerta é :
- na presença desses sintomas procurar avaliação especializada, incluindo coloproctologista nos casos da endometriose intestinal, que indica que a doença já está avançada.