A Endometriose é uma doença ginecológica progressiva e causa muito sofrimento para a mulher.

A queixa de dor pélvica durante os ciclos menstruais é a mais comum, mas sabemos que a dor não é somente física, mas também uma dor social, uma vez que dificulta muito a realização das atividades de vida diária e produtividade geral, incluindo a profissional.
Esse sofrimento pode ser sim minimizado ou até mesmo eliminado, diante dos recursos que existem para tratar a Endometriose.
Tudo começa na escuta apreciativa do médico para entender a queixa que pode ter causa multifatorial, mas principalmente estar atento ao estilo de vida, a jornada dessa paciente na busca de soluções para seu sofrimento e direcionar para investigação precisa da Endometriose.
Atualmente o diagnóstico precoce é fundamental, visto que existem recursos para resolver esse problema e impactar na qualidade de vida da mulher.
No caso da Endometriose Intestinal, é importante saber que o tecido de endométrio invade o intestino, determinando fibrose e inflamação local.
A dor ocorre pelo crescimento dessas lesões dentro do tecido intestinal e pela deformidade ocasionada na luz intestinal.
Os sintomas dependem do nível de acometimento do intestino e são:
- Dismenorreia progressiva(cólicas)
- Dispareunia (dor durante ou após relação sexual)
- Dificuldade de evacuação (com dor que espalha para região do períneo)
- Sangramento nas fezes e se a lesão do intestino se estender lateralmente pode gerar sintomas urinários .
Os exames para diagnóstico são:
- Videolaparoscopia diagnóstica
- Exame de Sangue
- Ultrassonografia Transvaginal com preparo intestinal
- Colonoscopia
A análise conjunta de todos os exames e dados clínicos que define o diagnóstico da ENDOMETRIOSE INTESTINAL e direciona o tratamento.
O Tratamento para Endometriose Intestinal é Cirúrgico. A cirurgia pode ser realizada com diferentes técnicas: laparoscópica, abdominal, vaginal ou combinado dessas técnicas. A Videolaparoscopia e a Robótica são menos invasivas.
Respeite os sinais do seu corpo e procure ajuda especializada. Você não precisa passar por esse sofrimento!
Para mais informações acesse o site www.drdemetriusgermini.com /endometriose-intestinal