Ganhar peso depois da Bariátrica?


Ganhar peso depois da bariátrica?


Essa é uma preocupação muito frequente de quem pensa em fazer ou acabou de fazer a cirurgia bariátrica.


E, é claro, também preocupa os médicos.


Como evitar que isso aconteça?

Leia abaixo




ENTENDENDO A PERDA DE PESO

Não importa o tipo de cirurgia que você fez ou fará. Bypass ou Sleeve, tanto faz, o objetivo da operação é diminuir a quantidade de alimento tolerada. Por isso, ficou conhecida como redução do estômago.


Uma pessoa, em geral, tem espaço para consumir aproximadamente de 1 litro a 1,5 litro de alimentos por refeição. Já um estômago pós-bariátrica tem capacidade 60ml até 200 ml. Ou seja, é natural que comendo menos, você engorde menos.

No entanto, existem formas de burlar essa lógica. Se você ingere alimentos muito calóricos, as calorias compensam a quantidade. Você já deve ter ouvido o caso de pessoas que, por exemplo, substituem refeições mais leves por leite condensado. Consequentemente, a perda de peso esperada vai ser afetada.

Perda de peso

É esperado que o paciente perca em média 10% de seu peso no primeiro mês, após a cirurgia. Claro que essa perda também é impulsionada pelas dietas específicas do pós-operatório, passando pelos líquidos e caminhando gradativamente pelos pastosos até os sólidos novamente.


Depois desse período, três meses após, seguindo todas as orientações da equipe clínica, a diminuição do peso original pode chegar a 20%.


No período de 1 ano, espera se a perda de 80% do excesso do peso.


Esse vídeo tem mais informações


Alimentação X dieta

Os primeiros meses depois da cirurgia são realmente marcados por uma dieta que deve ser rigidamente seguida, principalmente para que não haja complicações internas da cirurgia. E a dieta é para o corpo se acostumar novamente a digerir os sólidos.

Logo depois dessa fase, o mais importante é que o paciente deixe de encarar como uma dieta passageira. E veja as orientações nutricionais como uma mudança de hábito. Sendo assim, não é uma dieta mais uma nova forma de alimentação, mais saudável. Essa mudança de postura é o fator de maior influência para que não se ganhe peso após a bariátrica.

Exercícios associados

Outro fator importante é associar a prática de exercícios aos novos hábitos. Mesmo que leves, eles fazem diferença. Se você não gosta de atividades físicas, saiba que o “gostar” é progressivo. Quanto mais a gente pratica, mais a gente gosta. Claro, procure atividades que tenha mais simpatia. E se esse despertar não acontecer, vá experimentando outras modalidades.

Outros fatores

Em geral, a bariátrica ajuda muito a combater algumas comorbidades que surgiram por conta da obesidade. Em contrapartida, pode ser que algumas características ligadas à genética continuem a se manifestar.


Distúrbios de tireóide, diabetes e outros problemas dessa ordem, se não controlados, podem afetar o ritmo de peso ou a recuperação de parte do peso, posteriormente.

Sendo assim, é importante que os demais aspectos da sua saúde também estejam sob acompanhamento. Não se descuide desses outros fatores.

Dúvidas sobre o assunto? mande mensagem.

Por fim, se quer saber mais sobre o tratamento da obesidade e cirurgia bariátrica, acompanhe nossas redes sociais.


No Youtube, por exemplo, você tem playlists sobre o assunto.


Em primeiro lugar, lembre-se que o médico pode ser seu melhor aliado,

Dr Demetrius Germini