Sinais e Sintomas da Endometriose

Atualizado: 14 de Nov de 2020

Os sintomas da Endometriose podem vim acompanhada de diferentes dores.

São elas:

- Dismenorreia - cólica muito dolorosa, às vezes incapacitantes durante o período menstrual; a dor pode piorar ao longo do tempo (dor progressiva), dores nas costas inferiores também ligados à pelve),

- Dispareunia - normalmente acompanhado de dor lombar ou dor abdominal),

- Dispareunia- sexo doloroso,

- Disúria - urgência em urinar, frequência e esvaziamento por vezes doloroso),

- Acíclica - dor pélvica crônica não menstrual.

A dor pode variar desde leve a grave ou cólicas de dor aguda que ocorrem em ambos os lados da bacia, na área inferior das costas e área retal e até mesmo até as pernas.

A quantidade de dor que a mulher sente se correlaciona com a extensão ou estágio (1 a 4) da endometriose, porém há casos em que algumas mulheres têm pouca ou nenhuma dor, apesar de ter extensa endometriose ou endometriose com cicatrizes, enquanto que outras mulheres podem ter dor severa, apesar de terem apenas algumas pequenas áreas de endometriose.

A predisposição genética desempenha um papel na endometriose. Filhas ou irmãs de mulheres com endometriose estão em maior risco de desenvolver a endometriose; baixos níveis de progesterona podem ser genéticos e pode contribuir para um desequilíbrio hormonal. Há uma incidência de cerca seis vezes maior em mulheres com um parente de primeiro grau afetado.

#drdemetriusgermini.com #endometriose #endometriosetemtratamento #especiaista #procureummedico